29 de mar. de 2013

AEROMÓVEL Porto Alegre: Obras entram em fase final

Quem visita Porto Alegre e passa pela Usina do Gasometro acostumou-se a ver uma estrutura de concreto com um veículo em cima parado fazem décadas. Quase peça de museu. Agora com a Copa do Mundo, desentocaram o Aeromovel. Tipo de transporte que já deveria existir em Porto Alegre desde o inicio dos anos 90.

Poi agora a coisa vai. Pelo menos é o que parece. As obras do Aeromovel entraram em fase final nesta semana, com o ajuste dos trilhos na via e realização de acabamentos nas duas estações de 450 m² que integram o equipamento. O veículo vai percorrer trecho de 1 km de extensão, entre o terminal 1 de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Aeroporto, integrante do metrô da capital gaúcha. Com velocidade máxima de 65 km/h, o trajeto será realizado em 90 segundos.

Em agosto de 2010, a Trensurb adquiriu o pacote tecnológico do aeromovel e lançou o projeto de implementação do primeiro sistema no País. O aeromovel é um veículo leve sobre trilhos, suspensos de 4,5 m a 9 m de altura, movimentado pelo ar gerado por ventiladores industriais, que controlam, além da pressão, direção e velocidade ao ar. "O veículo tem uma placa de propulsão fixa no chassi do carro, que fica enclausurada dentro da via. Uma corrente de ar de baixa pressão e de alta vazão sopra o veículo, empurrando-o para frente ou trazendo o veículo de volta. O motor que gera a força de tração do sistema fica fora do veículo, deixando o veículo mais simples e mais leve possível", explica o diretor de engenharia da Aeromovel Brasil, Diego Abs.
O presidente da empresa e inventor da tecnologia, Orkar Coester, explica que as funções da roda e do trilho se diferem do transporte ferroviário tradicional, sendo usados para uma espécie de rolamento linear, com propulsão feita independentemente da roda. "É um sistema de barco à vela invertido, em que o próprio duto da via é o túnel de vento", diz. "Em vez de esperar o vento soprar, o vento é soprado através de ventiladores industriais, movidos a energia elétrica", simplifica.

Dois veículos fabricados em Três Rios, no interior do Rio de Janeiro, vão circular na linha: um com capacidade para o transporte de 150 passageiros e outro de 300. A previsão é de que o menor veículo chegue a Porto Alegre em abril, para realização de testes, e o outro em maio. O aeromóvel deve entrar em operação no segundo semestre deste ano.

De acordo com o gerente de projetos da Trensurb, Sidemar Francisco da Silva, "a estrutura é formada por vigas especiais com a seção vazada, com um duto interno por onde o ar propulsionará os trans através de uma aleta". No total, 47 pilares de concreto pré-moldado, com cerca de 12 toneladas, vão sustentar as vigas elevadas. A fundação para os pilares foi feita em dois tipos: hélice contínua e estava escavada.

Iniciada em agosto de 2010, a construção das linhas é executada pela construtora gaúcha Premold. A Rumo Engenharia é responsável pela construção das estações. Para as obras das linhas, foram destinados R$ 38 milhões. A construção das estações custou R$ 3,3 milhões.

Fonte: Pini Web
Fotos: Marcelo Pecker
Edição: ALO

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