27 de nov. de 2012

IMBITUBA/SC: Porto será administrado pelo Governo do Estado

O Governo de Santa Catarina passa a administrar seu segundo porto a partir da metade do mês de dezembro. Em Brasília, o governador Raimundo Colombo se reuniu com o ministro de Portos, Leônidas Cristino, na Secretaria Especial de Portos, para a assinatura do convênio de delegação do Porto de Imbituba pela União para o Estado nesta segunda-feira.

O convênio tem duração inicial de dois anos, enquanto o Estado aguarda a publicação de um marco regulatório para o setor. "É um momento de virada para o Sul. Queremos levar para o município e à região o mesmo desenvolvimento observado em Itajaí", disse o governador.

Na prática, a máquina estadual passa a ter o controle de um dos portos com maior potencial de crescimento e com uma das melhores condições naturais do país. E essa gestão será realizada pela SC Participações e Parcerias - SC Par. O convênio da gestora atual, a Companhia Docas de Imbituba, foi formalizado em 1942 e se encerra no dia 15 de dezembro.

Hoje, o porto movimenta menos do que o seu potencial. As movimentações de janeiro a dezembro de 2011 foram de 2.311.731 toneladas de cargas, a melhor movimentação dos últimos 23 anos, mas o porto conta com uma capacidade atual de 5 milhões de toneladas (300.000 contêineres e outras cargas). Além de possuir uma capacidade potencial, que pode ser obtida com melhorias na infraestrutura, de 15 milhões de toneladas (900 mil contêineres e outras cargas).

Fonte: Comunicação Governo de Santa Catarina
Foto: Divulgação Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário